Conhecendo o AKB48

AKB48 (derivado de Akihabara 48) é um grupo de idols japonesas criado em Julho de 2005, pelo produtor e compositor Akimoto Yasushi (mais conhecido por Aki-P). Com o tema “Idols que você pode encontrar” em mente. Akimoto criou o grupo originalmente para se apresentar diariamente num teatro desenvolvido especialmente para ele – no oitavo andar do edifício Don Quijote, em Akihabara, Tóquio. 

A partir daí cresceu um grande grupo e família. Devido a dedicação dos staffs e fãs acabaram sendo criados alguns termos específicos para definir certas características do grupo. Vamos à eles... 



------------------------------ Grupos48 ----------------------------- 



AKB48

O primeiro grupo da família 48. Formado em 2005, AKB significaAKihaBara, como o seu teatro está localizado na Dom Quixote em Akihabara distrito de Tóquio.
Elas ainda foram conhecidas por Akihabara48 quando começaram, e ainda têm o nome na entrada do teatro. Sendo ele o primeiro grupo, os seus singles tem a participação de outros membros de outros grupos da família48 





SKE48

Foi o primeiro grupo irmã das AKB48, baseada em SaKaE, Nagoya. Começaram as audições no verão de 2008 e estrearam em Outubro. O seu teatro está localizado em Sunshine Sakae building.






SDN48 

Uma versão mais adulta do AKB48, SDN48 representa SaturDay Night48. Todos os membros das SDN48 têm mais de 20 anos, e não tem que seguir as regras de ídolos normal (sem beber, fumar, namorar, etc). SDN48 realizavam o seus stages no mesmo teatro que as AKB48. Alguns dos membros eram antigos membros das AKB48, como por exemplo a capitã, Noro Kayo, que fazia parte da segunda geração das AKB48.
SDN48 acabou em Março de 2012. 




NMB48 

O segundo grupo irmã da família 48, com base em Kansai,NaMBa, Osaka. Elas estrearam em 2010, porém só em 20 de Julho lançaram o seu primeiro single. Seu teatro chamado Yes-Namba Building. Também ganharam um prémio por serem o grupo que vendeu mais na sua estreia.




HKT48 

O terceiro grupo e mais recente da família 48, estreando apenas em 23 de Outubro de 2011. HKT é a abreviação der HaKaTa, na prefeitura de Fukuoka. Apenas contem Team H, formado a 4 de Março de 2012, e o Team KIV, formado a 11 de Janeiro de 2014.





JKT48 

O primeiro grupo da família48, legítimo fora do Japão. JKT48 é baseado em JaKarTa, na Indonésia. Foram anunciadas em 11 de Setembro de 2011, mas só em 8 de Outubro de 2011 é que os membros foram escolhidas, e foram apresentadas ao público em 3 de Novembro de 2011. Entre as escolhidas está Rena Nozawa, uma japonesa que vive em Jakarta. Mas foi Melody Nurramdhani Laksani, a primeira integrante a entrar no single das AKB, Give me five (b-side), em Fevereiro de 2012. 



SNH48

O terceiro grupo irmã da família48, no exterior. Foi anunciado após um concerto das AKB48, em Shanghai, a 21 de Abril de 2012. A primeira geração foi anunciada a 15 de Outubro de 2012. SNH48 é abreviatura de ShaNgHai, na China 



TPE48 

Outro grupo irmã da família48 no exterior. Falaram dele em Outubro de 2011, e tem estreia prevista para Setembro de 2012. TPE é abreviatura de TaiPEi, em Taiwan. Até agora não se soube mais nada.


OJS48 

OJiiSan48 é um grupo de 16 policias aposentados. É o único grupo48 constituído por membros do sexo masculino. Eles lançaram um single [Shinkokyuu], mas não venderam muito, e agora trabalham como seguranças nos eventos das AKB48. 




Nogizaka46

Tendo como único vínculo com o AKB48 o titulo de "Grupo rival oficial", o grupo é também produzido por Yasushi Akimoto e assinados pela Sony Music Entertainment Japan. Os membros foram anunciados em 29 de Junho de 2011. E o primeiro single saiu a 15 de Fevereiro de 2012. Tem o lema "Somos menos, mas não perderemos para as AKB48". 




-------------------------- Pessoas / Staff------------------------ 



Akimoto Yasushi (秋元康): Criador e produtor (e chefe global) dos 48 grupos. Apelidado de Aki-P (O 'P' significa 'produtor'). Também é vice presidente da Kyoto University of Art and Design.

Antes das AKB48, ele foi produtor do grupo idol Onyanko Club.
Casou-se em 1988 com Mamiko Takai, ex membro do Onyanko Club. 

Kubota Yasushi (洼田康志): O chefe da AKS. Ele não é relacionado com Akimoto Yasushi. 

Shiba Kotaro (芝幸太郎): O chefe do office48. O '48 'em' AKB48 também veio dele (Shiba = 48). 


Togasaki Tomonobu (戸贺崎智信): Gerente do teatro de AKB48. Também conhecido como TGSK. Ele escreve o Blog Oficial do AKB48, e faz anúncios no final dos concertos. Normalmente quando ele aparece, sabe-se que alguma bomba virá, é algo do gênero como o "mau da fita". 

Nishiyama Kyoko (西山恭子): Mais conhecida como Saruobasan (サル オバサン). É responsável pelas Relações Públicas do Teatro AKB, e também pelo bem-estar dos membros de AKB e SDN. 

Chino Shinobu (茅野しのぶ): Estilista do AKB48, encarregada das suas roupas. Tem uma boa relação com os membros. 

Gunji Yoshitaka (郡司善孝): Chefe da equipe de teatro. 

Ishitani Yasuhiko (石谷靖彦): Chefe do AKB48 Ticket Center. 

Yuasa Hiroshi (汤浅洋): Gerente do teatro de SKE48. 

Kaneko Takeshi (金子刚): Gerente do teatro de NMB48. 

Satou Kazuya (佐藤和也): Gerente do teatro de HKT48. 

Inoue Yoshimasa (井上ヨシマ): Fez a composição e o arranjo de algumas músicas do AKB48, SKE48 e No3b. 









-------------------------- Agrupamentos -------------------------- 


Senbatsu:
Significa a 'Seleção' dos membros de um single. Senbatsu são os membros escolhidos pelo Akimoto Yasushi para promover o single. Elas são destaque no A-side do single. Senbatsu é geralmente constituído por 16 membros. Porém como a família48 está crescendo, o número de Senbatsu está aumentando também. Mas nos singles das NMB e SKE o número de Senbatsu mantém-se no 16. Normalmente não se tem muitas alterações nos membros.




Mídia Senbatsu: 

Os 12 membros classificados na eleição Senbatsu, que recebem privilégios adicionais, tais como a realização de shows musicais, aparecendo em revistas e outras mídias diversas. São as "mais conhecidas". 




Undergirls: 
Os membros que não fazem parte das Senbatsu. Elas ganham o seu próprio B-side (segunda música do single) e até mesmo têm um PV, mas sua música raramente é tocada na mídia. Este agrupamento não está limitada à eleição Senbatsu, muitas das vezes os membros "rodam". 




Theater Girls: 
Um grupo adicional chamado Theater Girls em AKB48 e SKE48, nos singles, que eram formadas pelas integrantes restantes de AKB48/SKE48 que não estavam nas Undergirls. O grupo já foi desconstituído. 




Frontgirls:
Não é um agrupamento real, mas um termo vago utilizado pelos fãs para as meninas que normalmente são escolhidas como Senbatsu. Elas são chamadas frontgirls porque estão sempre na frente. 

Next Girl

Nas eleições de Senbatsu de 2012, ouveram novos grupos. Um dele foi as Next Girl, que foram as meninas que se classificaram entre o 48 ao 32

Future Girl
Assim como as Next Girl, ouveram as Future Girl. Eram as meninas que se classificaram ente o 64 e 47.

Kami7: 
O termo utilizado para o top 7 de membros do AKB48. Espécie de "As Intocáveis", você poderia dizer: "E os membros são, em ordem de classificação: Maeda Atsuko, Oshima Yuko, Shinoda Mariko, Watanabe Mayu, Kojima Haruna, Takahashi Minami e Itano Tomomi". 




Kami8 / (novo) Kami7: 
Na 3ª eleição Senbatsu (2011), Itano Tomomi (# 8) foi ultrapassada por Kashiwagi Yuki (# 3). Alguns fãs fizeram o Kami8 , que era apenas o original Kami7 + Kashiwagi. Outros simplesmente removeram a Itano completamente da nomeação Kami7. Outros ainda acham isso estúpido e mantiveram o Kami7 inalterada. Você pode escolher a qual usar. 




Team PB / Team YJ/ YJ7 / YM7:
Uma unit de colaboração, entre AKB48 e revista PlayBoy (PB) / Young Jump (YJ) / Young Magazine (YM) composto por 7 meninas cada. Entre elas tiveram competições. Tiveram música e um PV. Em 2010, foi a batalha entre o Team PB e Team YJ, e em 2011 foi da equipe YJ de novo (com outros membros), agora chamado YJ7, vs YM7. 




Selection 8: 
Versão do SKE48 do Kami7, é um agrupamento real. 




NMB 7: 
Versão do NMB48 do Kami7. 




Akagumi / Shirogumi: 
Significando "Classe Vermelha" e "Classe Branca", é usado pelo SKE48 e NMB48 no lugar do termo Undergirls. Os nomes provavelmente se originaram do Kouhaku Uta Gassen. 







--------------------------------- Stage -------------------------------- 

Team: 
Os membros do AKB48, e cada um dos grupos irmãs, são divididos em 3 equipes (team) cada um constituído por 16 membros. Outra razão pela qual "AKB48" é "48" é porque a junção das 3 equipes de 16 somam ao todo 48. As letras atribuídas às equipes são das 3 letras que compõem o nome do grupo (AKB48: Team A, Team K, Team B).
Porém o número "48" no nome, perdeu o efeito quando apareceram: Team 4 / Team 8:
Como os membros do AKB48, estão demorando para se graduar, e o número de Kenkyuuseis continuava subindo e subindo após cada audição, em Julho de 2011 um novo Team foi formado, chamado "Team 4", para as kenkyuuseis. Até ao momento só há o Team4. Quanto ao Team8, ainda não foi formado, mas Aki-P comentou sua preparação via Google+.
Contudo o Team 4 foi desfeito a 24 de Agosto de 2012 ( durante o concerto no Tokyo Dome) perdendo também o efeito do possível Team 8. Os membros do Team4 foram espalhadas pelos Teams A. K e B, fazendo com que cada Team tivesse agora 23 membros. Voltando assim a terem apenas os Team's originais,
Porem o Team 4 foi "reaberto" a 24 de Agosto de 2013 ( durante o concerto no Tokyo Dome), mas com novos membros. Eram as Kenkyuusei da 13 e 14 geração. Tendo como líder Minigueshi Minami (1º geração), que tinha sido rebaixada para Kenkyuusei uns meses antes.




Kenkyuusei:
Oficialmente traduzido para Estudantes de Pesquisa , as Kenkyuuseis são uma equipe de apoio, cujo papel é substituir um membro do grupo principal, caso ela seja incapaz de participar naquele dia. Além disso, quando um membro do grupo principal se gradua, a Kenkyuusei é promovida para substituí-la dentro do Team, tornando-se assim um membro principal oficial. 


 


Under: 
Substitutas para um membro caso essa não possa participar de um stage. Geralmente são Kenkyuuseis mas às vezes um membro principal das AKB, também pode substituir. Exemplo: Izuta Rina substituir Maeda Atsuko. 

Bara-gumi / Yuri-gumi: 
Em 2006, Akimoto Yasushi teve a ideia de baralhar os membros do Team A e do Team K, e nomear os novos Team's como Bara-gumi (Classe Rosa) e Yuri-gumi (Classe Lírio). Esse plano foi abandonado devido a forte oposição dos fãs. Então em 2011 para o single do AKB48: [Kaze wa Fuiteiru], Bara-gumi e Yuri-gumi foram revividos como "Undergirls Bara-gumi" e "Undergirls Yuri-gumi". 






Himawari-gumi: 
Significa "Classe Girassol", um Team formado em 2008, constituído por membros do Team A e Team K. Elas fizeram 2 stages [Boku no Taiyou] e [Yume wo Shinaseru Wake ni Ikenai], mas depois pararam. 




Stage / shows: 
Um grupo de canções, geralmente 16, que são executadas pelos teams realizam no seu teatro. Cada equipe tem o seu próprio Stage. Normalmente, após cerca de um ano, os team's mudam de Stage, ficando com um novo, com novas músicas. 




Unit / Músicas Unit: 
Durante os Stages, algumas musicas são divididas para um grupo menos de meninas que chamamos de unidades. Essas unidades normalmente são compostas por 3 a 4 membros, mas também há musicas que sã apresentadas somente em dueto. 




Unit Shuffle:
Às vezes, durante os shows, os membros que exercem uma canção unit são alteradas. Às vezes todo o show é só com músicas shuffle. 




AKB48 Mudanças nos Team's 2009: 
No final do concerto [AKB48 104 Senbatsu Member Sokkaku Matsuri] no Nippon Budokan, foi anunciado que todos os membros dos team's do AKB48 seriam alteradas. E essa alteração foi feita no próprio palco, ao vivo para os fãs presentes. Neste concerto também foi anunciada a formação do SDN48 e foram nomeadas as lideres de cada Team. 



AKB48 Mudanças nos Team's 2012
Assim como tinha acontecido em 2009, voltou acontecer no primeiro dia do concerto no Tokyo Dome. Houve alteração de membros de team's e de capitãs. Takahashi Minami se tornou gerente geral dos AKB48. O Team 4 acabou e cada Team passou a ter 23 membros cada.
Alguns membros, como exemplo: Kitahara Rie (Team K e SKE), Yokoyama Yui (Team A e NMB), foram designadas para dois team's, um do AKB48 outro em um grupo irmã.
Ota Aika foi transferida para HKT48. 
Miyazawa Sae, Suzuki Mariya foram como voluntárias para o programa de intercâmbio para SNH (Xangai)
Takajo Aki e Nakagawa Haruka, foram como voluntárias para o programa de intercâmbio para JKT (Indonésia)

G48 - Dai Sokaku Matsuri (Shuffle Event)
A26 de Janeiro de 2014, foi anunciado que no dia 24 de Fevereiro, haveria um evento onde aconteceria o maior Shuffle com todos os grupos de XXX48. Houve muitos membros a transferirem-se permanente mente para outros grupos, como por exemplo Umeda Ayaka, que dantes era AKB48, passou para o Team BII das NMB48. 
Houve também muitos kennis. Os mais chocantes, foi a Ikoma Rina das Nogizaka46 que ficará como Kennin para o Team B, e Matsui Rena que ficará como Kennin nas Nogizaka46.
Formaram novamente as capitãs e um novo posto nos team's, as vices-capitãs.




Kage ana: 
Significado "locutor da sombra", é o membro que faz os anúncios para o público antes dos inícios e finais dos stages e dos concertos. 

MC: 
Uma pausa entre as músicas durante o qual os membros falam sobre um determinado tema. Isso é feito para que os outros membros nos backstage tenham tempo suficiente para mudar de figurino para a próxima música. 


High-touch (Haitacchi): 
Palavra adaptada para o japonês de "high five". No final de shows (stages), há cumprimento em forma de "high-touch" com os membros. 


Shonichi: A primeira música de um Stage. 

Senshuraku: A última música de um Stage. 

Revival: 
Quando a administração decide que não deveriam ter terminado o stage tão cedo. Então eles o revivem continuando o show. 

Seitansai: 
Significa "Festival de Aniversário", Seitansai é uma performance de palco especial, onde o aniversário de um membro é comemorado. A Seitansai pode ocorrer até 1 mês após o aniversário do membro em questão. 

LOD:
Abreviação de "Live on Demand", é um serviço em que se pode comprar um vídeo de alguma performance realizada no Theater. 

--------------------------------- Units --------------------------------

Sub-units: São sub grupos formados dentro de cada XXX48. Esses grupos normalmente são formados por 3 ou 6 membros da mesma agência, e são totalmente independentes da franquia de origem. Elas chegam a ter também uma espécie de Request somente para as units chamado [AKB48 Unit Matsuri]. 

One shot Units: Estas units não tem um critério exato para escolher os membros participantes. Elas não são fixas, ou seja, são criadas apenas para promover ou divulgar algum produto. Ao contrário das unit fixas estas normalmente não realizam lives das músicas que produzem, apenas PV's e/ou CM. 

Ex-Units: Units que acabaram, devido a saída de membros, baixa venda de singles ou mesmo por simplesmente terminar a campanha que promoviam (One shot unit). Nesse caso as músicas da unit não são mais realizadas. 

--Units fixas 

No Sleeves (ノースリーブス):
Muitas vezes abreviada como No3b (derivado da pronúncia japonesa do nome), esta sub-unit é proveniente do AKB48, e foi anunciada no dia 03 de Setembro de 2008. Ela é constituída por três membros da agência Ogi Productions: Takahashi Minami, Kojima Haruna e Minegishi Minami. A unit também estrelou o doramaMendol ~Ikemen idol~ que foi exibido pela TV Tokyo. 
[Profile]



French Kiss (フレンチ・キス): 
Sub-unit derivada do AKB48. A unit é composta de três membros e todas pertencem a Watanabe Girls do Watanabe Entertainment e são administradas pela agência de talentos Biscuit Entertainment. Os do grupo são promovidos pela Avex Entertainment.
[Profile] 

Not Yet: 
Sub-unit derivado do AKB48. Foi anunciada durante o encore do segundo dia do AKB48 Request Hour Set List Best 100 2011. Todas as membros são representados pela agência de talentos Ohta Pro, exceto Yokoyama Yui, que é representado pela AKS. Os lançamentos do grupo são promovidos pela Nippon Columbia.
[Profile] 

DiVA: 
Sub-unit derivada do AKB48. A unit é composta por dez membros e todos os membros são representados por office48. Os lançamentos do grupo são promovidos pela Avex Trax, . DiVA era conhecido como uma unit de apenas quatro membros, mas no final de 2011, foram adicionadas mais 6 novos membros. 
Em Janeiro de 2013, Masuda Yuka anunciou a saída da sub-unit, apos graduação das AKB.
[Profile] 




-- One shot Units 

Honegumi from AKB48 (ほね組 from AKB48)
Queen & Elizabeth
ICE from AKB48
Crayon Friends from AKB48 (クレヨンフレンズ from AKB48)
Natto Angels (ナットウエンジェル)
BABY GAMBA (ベビーガンバ)
Team Dragon from AKB48 (チームドラゴン)
Okashina Sisters (お菓子なシスターズ)
Team Z (チームZ)
Natto Angels Z (ナットウエンジェルZ)
Mini Skirt (ミニスカート)
Ojarumaru Sisters (おじゃる丸シスターズ)
AKBIdoling!!! (AKBアイドリング!!!) 
No Name

-- Ex-units

Chocolove from AKB48 

Watarirouka Hashiritai (渡り廊下走り隊):


Sub-unit derivada do AKB48. Todos os membros originalmente eram representados pela Produção Ogi, mas atualmente Iwasa Misaki passou para Nagara Productions. Os lançamentos do grupo são promovidos pela Pony Canyon. Esta unit representa o "renascimento" da unit Ushirogami Hikaretai derivada do antigo grupo idol Onyanko Club.

[Profile]



------------------------------- Eventos ------------------------------ 

AKB48 Request Hour Set List Best 100 / AX: 
Request Hour é um concerto anual em que as músicas são escolhidas pelos fãs através de uma votação. Para votar, é preciso um ticket que vem junto com um single. As 100 músicas mais votadas serão apresentadas no evento, que acontece durante 4 dias, sendo que a cada dia são apresentadas 25 músicas. As músicas disponíveis para votação variam entre AKB48, SKE48, NMB48, SDN48 além de solos e músicas de units, sendo diferentes a cada ano. Normalmente esse concerto acontece no Shibuya AX, mas no ano de 2012 as apresentações foram no Tokyo Dome City Hall, e não foram incluídas músicas das units. 


Akushukai: 
Eventos de Handshake (aperto de mão). Os bilhetes normalmente vêm nos singles. 


Shamekai: 
Evento 2shot de fotos. 2shot é uma foto com duas pessoas. Então o 2shot seria você + 1 membro do AKB48, 3shot você + 2 membros do AKB e assim por diante. 


Senbatsu Election:
Começou em 2009 e tem acontecido todos os anos desde então. É uma oportunidade de os fãs votarem nos membros que querem num single. A Senbatsu Election (também conhecida por Sousenkyou Senbatsu) não se limita só as membros do AKB48, mas todos os grupos irmãs. Até 2011 apenas entravam 40 membros, 21 eram Senbatsu, e do 22 ao 40 eram Undergirls. Em 2012, mudaram o sistema. As Senbatsu foram até aos 16, e depois outros três grupos sem nome: 17 - 32 - Grupo A / 33-48 Grupo B / 49-64 Grupo C.


Janken Tournament:
Janken é o nome em japonês para o jogo "pedra, papel, tesoura". O torneio foi outra ideia do Aki-p para decidir os membros Senbatsu para o single. No torneio, os membros têm apenas a sorte para vencer. Começou em 2010, com a vencedora Uchida Mayumi (Team K), em 2011 a vencedora foi Shinoda Mariko (Team A), em 2012 a vencedora foi Shimazaki Haruka ( Team B), em 2013 a vencedora foi Matsui Jurina (Team S e Team K)



------------------------------- Oshis ------------------------------- 

Oshimen:
Para 'oshiteru member' que se traduz literalmente 'o membro que querem empurrar', é o membro que mais gostam e que sempre irão apoiar.

Oshihen: 
Quando mudam de uma oshimen para outra. 

Kami-oshi: 
Literalmente "Deus Oshi". Kami-Oshi é a oshi mais importante de todas as suas oshimen's. 

DD: 
Abreviação de "Daredemo Daisuki", que significa 'Amo qualquer uma'. Aplica-se a uma pessoa com várias oshis. 

MD: 
Abreviação de "Minna Daisuki", que significa 'Amo todos'. Similar ao DD, mas que contém uma oshimen principal. 

Graduação: 
Graduação,é a palavra que nenhum fã quer que a sua Oshihen diga, por que isso significa que o membro decide deixar o grupo. Pode ter varias razoes. A maioria delas é para focam-se no estudo, por problemas de saúde, ou apenas para seguir uma carreira a solo.
Algumas vezes, membros graduam-se devido a escândalos e acabam por sair do grupo, não sabemos ate que ponto não podarem ser forçadas pelo staff.

-------------------------- Outras coisas ---------------------------- 

Wota: Equivalente a palavra otaku, Wota são os fãs de grupos ídolos japoneses. 

MIX
É como um grito de guerra dos fãs para animar os lives do AKB. Normalmente o mix é dado antes das integrantes começarem a cantar e não há significado, são várias palavras nada a ver, só para animar os shows. 

Há três tipos: 
1º - Em inglês:
Ah~ yosha ikuzo~!
Tiger, fire, cyber, fiber, diver, viber, jaa jaa!

2º - Em japonês:
Ah~ moiccho ikuzo!
Tora, hi, jinzou, sen'i, ama, shindou, kasentobijokyo!

3º - Em ainu (espécie de dialeto "indígena" japonês):
chape, ape, kara, kina, rara, tusuke, myoohon tusuke!

Em algumas músicas o mix pode ser feito usando os três tipos seguidos, como no Everyday Kachuusha.

O segundo e o terceiro normalmente são feitos no meio da música.

Em algumas músicas os fãs gritam o nome da integrante que está cantando, porém não gritam o apelido e sim o nome.
Quando em uma apresentação houver duas integrantes com o mesmo nome, ex: Takamina e Miichan, Takamina será Minami e Miichan irá continuar Miichan. 

Diferentes mix: 

Oogoe Diamond:
No final da música "sukitte kotoba ha saikou sa",
os fãs gritam "suki!".

Heavy Rotation:
Depois que elas cantam a parte "I want you!",
os fãs gritam também "I want you!"
O mesmo com o "I need you" e "I love you"

Existem muitos outros mix diferentes, mas esses são os mais comuns.

Capitã: 
Cada Team tem uma capitã (líder). A capitã é designada pelo proprio Aki-p. Uma capitã, além de outras coisas, organiza ensaios, ajuda os outros membros, ajuda com a coreografia e tem reuniões com os staffs em relação aos stages. É como uma representante de cada Team em coisas democráticas. 

Capitãs: 

XXX48 (Familia48) Takahashi Minami - Gerente geral


AKB48

Team A - Yokoyama Yui

Team K - Oshima Yuko
Team B - Umeda Ayaka
Team 4 - Minegishi Minami

EX-Capitãs de AKB
Team A - Takahashi Minami - Sendo ela a capitã do primeiro Team da família48, muitas vezes é reconhecida como a capitã máxima de todos os grupos. Mas após perder a liderança do Team A ficou como Gerente Geral, nome oficial para líder de toda a familia48
Team A Shinoda Mariko - Foi a segunda capitã do Team A. Mas após a sua graduação, ela própria escolheu quem iria sucede-la, escolhendo Yokoyama Yui.
Team K - Akimoto Sayaka - A única capitã que desistiu do cargo, mas que foi readmitida.
Team B - Kashiwagi Yuki
Team 4 - Oba Mina - Foi suspensa das AKB, mas quando regressou voltou a ser a capitã 


SKE48

Team S: Nakanishi Yuka 

Team KII: Takayanagi Akane
Team E: Matsui Rena

EX-Capitãs de SKE48
Team S: Hirata Rikako
Team E: Umemoto Madoka


NMB48

Team N: Yamamoto Sayaka
Team M: Shimada Rena
Team BII: Kamieda Emika 


HKT48

Team H: Anai Chihiro
Team KIV: Ota Aika


JKT (Indonésia)

Team J: Devi Kinal Putri 

Team KIII: Shinta Naomi 


Couple:
Casal, é utilizado por fãs quando gostam de dois membros juntos. Normalmente é utilizado em fanfics (histórias de ficção criadas por fãs). Sendo os couple de AKB, normalmente L (lésbico, por ser romance entre duas meninas). Existem muitos couples populares no XXX48. Normalmente cada couple tem um nome, designado por fãs. AtsuMina = Atsuko Maeda + Takahashi Minami. 

Alguns couples populares são: 


AtsuMina (TakaAcchan) = Maeda Atsuko + Takahashi Minami 


SaeYaka = Miyazawa Sae + Akimoto Sayaka 


KojiYuu = Kojima Haruna + Oshima Yuko 


WMatsui = Matsui Rena (SKE) + Matsui Jurina (SKE) 


TomoTomo = Itano Tomomi + Kasai Tomomi 


MaYuki = Watanabe Mayu + Kashiwagi Yuki 


SayaMilky = Yamamoto Sayaka (NMB) + Watanabe Miyuki (NMB)






Fonte: AKB48Friends

Nenhum comentário:

Postar um comentário